Biomas do Brasil

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje resolvi trazer um conhecimento importante sobre nosso país: os biomas presentes por aqui! Existem 2 que são muito famosos e ganham destaque da mídia, mas atualmente são considerados 6 biomas presentes em nosso país.


O primeiro que iremos falar é, simplesmente, o maior bioma do Brasil: a Amazônia. Ocupando cerca de 49% do território, a Amazônia contém a maior floresta tropical do mundo, com a fauna e flora mais ricas. Além disso, a Amazônia contém cerca de 20% (que é muito!) da disponibilidade MUNDIAL de água. Seu solo é pobre em nutrientes pelo rápido processo de ciclagem de materiais (graças às altas temperaturas). Com a vegetação representada por muitas árvores, poucas herbáceas são encontradas.


O segundo bioma é o da Mata Atlântica que, por sua degradação graças à ação do homem, recebe muita atenção da mídia, sendo, atualmente, o bioma mais ameaçado do país, com apenas 27% da sua cobertura florestal original preservada. Apesar de toda degradação, é ainda é considerada um hot-spot de biodiversidade.


Já o bioma Cerrado ocupa cerca de 24% do território do Brasil, sendo considerado como a savana com maior biodiversidade do mundo. Com o tempo, sua cobertura vegetal sofreu degradações para o desenvolvimento de rodovias, pecuária e agricultura. Sua vegetação é caracterizada por caules retorcidos e folhas espessas. O solo, por sua vez, não apresenta muitos nutrientes e tem uma alta concentração de alumínio.


Em sequência, o bioma Caatinga ocupa cerca de 10% do território brasileiro, apresenta uma grande diversidade de paisagens que implica, também, em uma riqueza biológica extremamente adaptada às condições semi-áridas do local. O bioma também sofre muito com degradação para posterior substituição por pastagens e agricultura.


O bioma Pampa, por sua vez, ocupa aproximadamente 2% do território do Brasil, apresentando clima chuvoso e frio intenso no inverno. Graças à ação humana, com o tempo houve uma uniformização da cobertura vegetal que, em sua maioria, é utilizada como pastagem ou é destinada à atividades agrícolas.


Por fim (mas não menos importante), o bioma Pantanal que ocupa, também, cerca de 2% do território nacional, é classificado como a maior planície de inundação contínua do mundo e apresenta representante de quase que toda a fauna brasileira. É o bioma mais preservado, mas ainda assim sofre com atividades pecuárias e turismo.





Referência:

IBGE Educa - Biomas brasileiros

0 visualização0 comentário