Biologia Molecular: DNA e RNA

Atualizado: Jul 14

Oi biologuínhos, tudo bem? Esse semestre terei como uma das disciplinas “Biologia Molecular” e resolvi trazer esse conteúdo todo aqui para vocês!


Todo ser vivo tem capacidade de auto-replicação (crescimento, regeneração, reprodução) graças aos ácidos nucleicos (armazenam, transmitem e expressam informações genéticas (=produção de proteína específica)).


DNA

Nucleotídeo- pentose + fosfato + base nitrogenada • Ácido nucleico- conjunto de nucleotídeos • Nucleosídeo- pentose + base nitrogenada • Bases púricas- 2 anéis aromáticos: adenina e guaninaBases piramidais- 1 anel aromático: timina e citosina

A ligação entre os nucleotídeos é denominada de “ligações de fosfodiester”, em que o fosfato desfaz ligações (P- /P-P) e se liga ao carbono 3 para conectar os nucleotídeos.

Ligações de fosfodiester

Para que duas bases nitrogenadas possam realizar ligações de hidrogênio para formar a molécula de DNA é necessário o antiparalelismo (fitas em direções opostas, garantindo a posição 5′-3’/ 3′-5′) e a complementariedade (proporção de A e T é igual (por exemplo, se em uma fita teremos 4 adeninas, na fita complementar teremos 4 timinas) e o mesmo ocorre para C e G. Essa característica permite que uma fita seja molde da outra na duplicação do DNA, fazendo com que as moléculas filhas tenham a mesma constituição molecular da molécula mãe).

O DNA desnatura quando aquecido, porém ao retornar à temperatura “normal” ele consegue se renaturar. Já, quando a molécula é submetida à um meio muito ácido ou muito básico, o DNA não consegue renaturar.


A molécula de DNA varia conforme a posição das bases e do meio em que se encontra. As formas já encontradas fisiologicamente (ou seja, em organismos vivos) são chamadas de A, B e Z. Porém, em laboratório já conseguiram desenvolver as formas C, D e E do DNA.


FORMA B Apresenta giro para direita, entre 2 nucleotídeos temos 34,6º, mais longo e fino, mais abundante/mais comum, 1 volta completa a cada 10,4 pb e o diâmetro da dupla hélice é de 2,37 nm.

Quando o DNA-B é desidratado com etanol ou sofre remoção de sal, ele se torna DNA-A


FORMA A Apresenta giro para direita, entre 2 nucleotídeos temos 20º, curta e grossa, pouco abundante, 1 volta completa a cada 11 pb e é relacionado ao DNA:RNA (transcrição).

Quando o DNA-B ou o DNA-A percebe um aumento na concentração de cátions, ele se torna DNA-Z


FORMA Z Apresenta giro para esquerda, mais longo e fino que o DNA-B, 1 volta completa a cada 12 pb, diâmetro da dupla hélice é de 1,84 nm e a cavidade maior desaparece e a menor fica profunda.

Fonte: Biologia Molecular | USP

RNA

• Polímero linear • Normalmente em fita simples (a fita pode se ligar à ela mesma, completando as bases (adenina se liga com uracila, citosina com guanina) e formando grampos (isso garante maior estabilidade para a molécula!); • Timina trocada pela uracila, enquanto que no DNA a adenina se liga à timina, no RNA a adenina se liga à uracila;

RNA MENSAGEIRO É o transcrito do DNA para o ribossomo, fita linear.


RNA RIBOSSOMAL Compõe/forma o ribossomo (=organóide formado por um aglomerado de moléculas, tais como proteínas com ação enzimática e RNA ribossomal).


RNA TRANSPORTADOR Linear, possui 3 grampos, carrega aminoácidos até os ribossomos.


RNA HETEROGÊNEO NUCLEAR / PRIMÁRIO / PRIMORDIAL Precursores do RNA mensageiro, só ocorre em eucariotos, tem íntrons e éxons.


RNA PEQUENO NUCLEAR Corta íntrons e une éxons.


RNA PEQUENO Ação catalítica.

Referência: Aulas da Professora de Biologia Molecular da Universidade de Taubaté (UNITAU): Marisa Cardoso;

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco