Atualizado: 13 de jul. de 2020
Os músculos são responsáveis por garantir o movimento do corpo. Existem três tipos de músculo: estriado esquelética, estriado cardíaco e liso.
MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO (voluntário)
A fibra muscular é uma célula alongada originada pela fusão de muitos mioblastos, multinucleadas com núcleos periféricos. O citoplasma é chamado de sarcoplasma, a membrana plasmática é chamada de sarcolema, o retículo endoplasmático é chamado de retículo sarcoplasmático que armazena cálcio e as mitocôndrias são chamadas de sarcossomos. A estriação é dada pelos sarcômeros. Existem dois tipos de fibras musculares: as brancas e as vermelhas. As fibras musculares vermelhas são altamente vascularizadas, possuem diâmetro pequeno, contração lenta (logo, não fadiga) e fraca, apresenta muitas mioglobinas e mitocôndrias (sarcossomos). As fibras musculares brancas representam exatamente todo o oposto. O músculo possui células satélites que são indiferenciadas e que se regeneram, são estimuladas pela testosterona.
MÚSCULO ESTRIADA CARDÍACO (involuntário)
Realiza contração involuntária, rigorosa e rítimica, apresenta fibras pequenas com 1 ou 2 núcleos centrais. Necessita de cálcio extracelular para realizar contração. Não regenera, cicatriza. Discos intercalares: local de junção celular; Zônulas de adesão: ancoramento das fibrilas de actina; Desmossomo: impede a separação das células; Junção comunicante: propagação iônica;
MÚSCULO LISO (involuntário)
Encontrado em visceras, órgãos e vasos. Formado por células fusiformes, ou seja, alongadas e difusas. Realiza contração lenta, fraca e involuntária, não possui sarcômeros. Possui junções comunicantes que realizam propagação iônica.
CONTRAÇÃO MUSCULAR
A cabeça da miosina tem atividade ATPásica. Para isso, a região de ligação com actina atua como co-fator. No músculo em repouso estão afastadas, para haver aproximação o cálcio (Ca) liga-se à tropomina C, mudando a conformação da tropomiosina. Assim, expondo a região de ligação há contração muscular.
Sistema T: “tubos de membrana que invadem a célula; Triade: túbulos T+retículo sarcoplasmático+túbulos T; Placa motora: neurônio+músculo; Unidade motora: 1 neurônio estimulando várias fibras; Cavéolas: vesículas de pinocitose responsáveis pela entrada e saída de cálcio;

Referência:
Aulas da Professora Milene Galhardo – Universidade de Taubaté