Bactérias do estômago de bovinos quebram moléculas de plástico

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos sobre uma descoberta um tanto quanto inusitada, daquelas que te faz pensar "até onde a Ciência vai?". Você já imaginou em algum momento que bactérias do estômago de bovinos podem quebrar moléculas de plástico? Pois isso nunca nem passou pela minha cabeça, mas aparentemente foi o que um estudo recente descobriu!


Em pesquisa, cientistas da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena detectaram que o líquido estomacal que é descartado em matadouros é capaz de degradar três tipos de moléculas de plástico: o PET (muito comum em embalagens), PBAT (usado em sacolas plásticas compostáveis) e PEF- tanto em pó quanto em filme, sendo a quebra mais rápida e eficaz na forma de pó.


Por meio do estudo, foi possível determinar que os microorganismos degradam as moléculas de plástico, porém ainda não foram reconhecidos de forma precisa quais microorganismos que desempenham esse papel, muito menos a enzima que permite tal processo - são passos futuros do estudo.


Incrível pensar que um líquido que literalmente vai para o lixo pode ser utilizado para a quebra de uma molécula que polui tanto o meio ambiente, né?! Vamos aguardar as próximas publicações e ver onde tais resultados vão nos levar!


Referência:

CNN Brasil- Bactérias encontradas no estômago de vacas podem quebrar o plástico, diz estudo

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo