Atuação hormonal a nível celular

Atualizado: Jul 15

Basicamente, exitem 2 tipos de hormônios: os peptídicos (que não são solúveis em lipídeos, ou seja, não conseguem atravessar a membrana plasmática) e os esteroides (que são solúveis em lipídeos, logo atravessam a membrana plasmática). Para que os hormônios realizem sua função (seja ela: ativar genes, síntese de proteínas, ativar/inativar enzimas, promover a interação entre membranas), é necessária sua ligação com um receptor que pode estar na membrana (no caso de hormônios peptídicos) ou no citoplasma (hormônios esteróides).


HORMÔNIOS ESTERÓIDES 1. Hormônio entra pela membrana plasmática e se liga ao receptor que está no citoplasma; 2. Forma-se o complexo hormônio-receptor proteíco; 3. Complexo hormônio-receptor vai para o núcleo e atua sobre o DNA.


HORMÔNIOS PEPTÍDICOS (estaremos utilizando como exemplo o hormônio glucagon, responsável por converter glicogênio (reserva) em glicose para o sangue) 1. Hormônio se liga ao receptor presente na membrana; 2. Ativação da enzima adenilciclase que converte ATP em AMP cíclico e fosfato; 3. AMP cíclico atua como mensageiro químico e ativa outras enzimas.


Referência:

Pré-Vestibular Biologia – Livro 4 – Sistema de Ensino Poliedro (2017)

2 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco