Associação micorrízica e seus benefícios

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos de uma das associações mais eficazes e incríveis entre organismos de reinos diferentes: os fungos e as plantas (mais especificadamente, as raízes das mesmas).


A associação micorrízica entre fungos e plantas é uma simbiose mutualista que representa a associação mais importante que as plantas estabelecem, possibilitando que, por meio dos fungos, as plantas tenham uma maior capacidade de absorção de água e nutrientes, enquanto que os fungos adquiram carboidratos e vitaminas provenientes das plantas. Tal associação pode estar presente na forma de endomicorrizas ou ectomicorrizas.


As endomicorrizas, cerca de 80% das associações encontradas entre raízes e fungos, são caracterizadas pela penetração das hifas dos fungos nas células corticais do órgão vegetal, formando estruturas ramificadas denominadas como arbúsculos. Os arbúsculos não chegam a penetrar o protoplasto, concentrando suas ramificações na membrana plasmática das células da raiz para que a transferência de substâncias que ocorrem por meio destes seja realizada de forma mais eficaz. Como as hifas se estendem também pelo solo que circunda a raiz, a absorção de compostos por parte da mesma também é realizado de forma eficaz, garantindo a associação benéfica para ambos.


Já as ectomicorrizas são associações caracterizadas por fungos que somente circundam as células das raízes da planta, sendo comum, principalmente, em espécies de regiões temperadas. Em algumas espécies, as hifas do fungo crescem entre as células epidérmicas e corticais, formando a rede de Hartig que atua como uma interface entre o vegetal e o fungo. Além dessa estrutura, na maioria das plantas que apresentam esse tipo de associação é possível encontrar uma estrutura denominada como bainha de hifas que envolvem a superfície da raiz, garantindo uma maior assimilação de nutrientes para a mesma.


Incrível como a associação entre seres tão diferentes promove tantos benefícios para ambos, né?! <3

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo