AS MAIORES PANDEMIAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Oi biologuinhos, tudo bem? Vivendo nessa fase de pandemia, refleti que outras muitas gerações também passaram por situações como essas que estamos enfrentando, mas me veio a dúvida: quais foram as maiores e mais impactantes pandemias dos últimos tempos?


PESTE BULBÔNICA

Por mais que você nunca tenha visto algum conteúdo sobre essa pandemia, certamente você já viu as roupas que utilizavam na época para se proteger e evitar a infecção. Sendo uma doença causada pela bactéria Yersinia pestis, seus sintomas envolvem desde febre, dor de cabeça, dor muscular, até a inflamação de gânglios linfáticos. Ocorreu no século 14 e matou cerca de 100 milhões de pessoas.




VARÍOLA

Sendo uma doença causada por vírus, a varíola foi muito presente em nosso planeta até 1980, quando foi realizada uma vacinação em massa. Seus sintomas variavam entre febre, erupções na garganta, na boca e podendo de espalhar para todo o rosto.


CÓLERA

Transmitida por meio de alimentos e com uma bactéria em constante mutação, a cólera é uma pandemia que vai e volta em tempos. Seus sintomas são muito parecidos com uma virose (diarreia, dores abdominais...) e existe vacina para se previnir.


GRIPE ESPANHOLA

Matando cerca de 50 milhões de pessoas, a gripe espanhola é causada por um vírus e seus sintomas são extremamente semelhantes com os do coronavírus, sendo coriza, febre, dor de garganta, dor de cabeça e fadiga.


GRIPE H1N1

Depois do coronavírus, a pandemia mais próxima de nós. Mais uma vez sendo causada por um vírus, a gripe H1N1 tem os sintomas de uma gripe mais intensa. O vírus surgiu em porcos e, por isso, muitas vezes é chamada como "gripe suína".


Conheça as 5 maiores pandemias da história- Revista Galileu


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo