Apêndice: tem função?

Atualizado: Jul 7

Quando estudamos um pouco de Anatomia Humana, muitas vezes, nos perguntamos qual a função do apêndice? Será que sua única função é inflamar e prejudicar a vida de algumas pessoas? Ou será que sua função é muito importante mas não sabemos? Hoje vamos descobrir isso!


O apêndice é uma estrutura localizada no abdome, mais precisamento no intestino grosso, do lado direito do corpo. Durante a evolução, muitas vezes essa estrutura desapareceu e depois de algum tempo sempre ressurgia, demonstrando que ela apresenta um valor importante.


Segundo a Scientific American, baseado em relatos do Winthrop-University Hospital, houve uma maior incidência de casos de colite provocada pela bactéria Clostridium difficile naqueles pacientes que não possuíam apêndice.


O apêndice é uma delicada parte do intestino grosso que contém bactérias que auxiliam no funcionamento desse órgão, evitando presença de microorganismos que causam doenças. Além disso, ele ajuda na quebra das moléculas dos alimentos e contém grande quantidade de linfócitos (células de defesa).


Logo, podemos concluir que o apêndice serve para outras coisas além de causar apendicite.


Referências:

A Origem do Homem – Por que existe o apêndice?

Pediatra do Futuro – Sua apêndice não serve só para ter apêndicite.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco