Atualizado: 6 de jul. de 2020
Realizamos, aproximadamente, 15 movimentos respiratórios por minuto que são constituídos da inspiração e na expiração. A inspiração ocorre quando os músculos da respiração contraem, a caixa torácica dilata, a pressão interna diminui (“pressão negativa no interior do tórax”) e o ar do meio ambiente “entra” para equilibrar a pressão do meio interno com a do meio externo. O Sistema Respiratório se divide em porção condutora, sendo aquela formada pelos órgãos tubulares (espaço morto anatômico) com o objetivo de condicionar e conduzir o ar, e porção respiratória, constituída pelos alvéolos que realizam a hematosa (troca de gases entre o sistema respiratório (alvéolos) e o circulatório (capilares)).
A cada 500 ml de ar inspirado, cerca de 150 ml é dirigido à parte condutora e 350 ml à parte respiratória.
NARIZ
Nariz externo: constituído pelas narinas e pela cavidade nasal. A cavidade nasal é dividida em duas partes (narinas) por meio do septo nasal, que possui parte óssea (formada pela lâmina perpendicular e pelo vômer) e parte cartilaginosa (cartilagem do septo nasal).

Logo abaixo do septo nasal podemos observar algumas estruturas, como as conchas e meatos nasais, o vestíbulo nasal (parte do nariz que apresenta pele e pelos), limiar nasal (parte que limita o vestíbulo nasal, pode ser chamado de límen) e etc.

Seios paranasais
Existem 4 seios: maxilar, esfenoidal, frontal e etmoidal.

FARINGE
Posterior à laringe, a faringe faz parte tanto do sistema respiratório, quanto do digestório. Apresenta 3 partes: parte nasal, oral ou bucal e laríngea.

LARINGE
É um órgão tubular, uma via aerífera e o local onde ocorre a produção de som. Além disso, é continuada diretamente pela traqueia. É formada por 4 cartilagens: tireóidea, epiglótica, cricóidea e aritenoidea.


As pregas vocais é situada abaixo das pregas vestibulares, sendo o espaço situado entre elas chamado de “rima glótica”, o espaço situado abaixo das pregas vocais é chamado de “cavidade infraglótica” e o espaço acima das pregas vestibulares, de “vestíbulo”. As pregas vocais são aproximadas e afastadas graças aos músculos intrínsecos da laringe.
TRAQUEIA
Constituída por cartilagens ligadas por ligamentos anulares. Se divide e forma os dois brônquios :
Brônquio direito: mais vertical, calibroso e curto. Se divide em 3 brônquios lombares;
Brônquio esquerdo: mais horizontal, menos calibroso e mais longo. Se divide em 2 brônquios lombares.
PULMÃO
O pulmão direito apresenta 3 lobos e 2 fissuras, enquanto que o esquerdo possui 2 lobos e 1 fissura, além de uma língula.


Referências:
Anatomia Humana Básica – Dangelo e Fattini – 2ª Edição
Roteiro Prático e Resumo da Disciplina de Anatomia Humana: Curso de Biologia– Professor Ricardo Ferreira Salles