Atualizado: 6 de jul. de 2020
Miologia = estudo dos músculos
Tipos de músculos:
Existem três tipos de músculos: o estriado esquelético, o liso e o cardíaco. O estriado esquelético é relacionado diretamente ao esqueleto, ocasionando movimentos aos ossos e outras estruturas, e é voluntário. Tanto o liso, quanto o cardíaco são involuntários e encontrados, em órgãos (liso) e no coração (cardíaco).
Como ocorre a contração muscular?
Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. As divisões mais delicadas destes ramos terminam num mecanismo especializado conhecido como placa motora. Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso à células musculares, determinando sua contração. Ao contrair-se o ventre muscular, há um encurtamento do comprimento do músculo e consequente deslocamento da peça esquelética.

Fibra muscular = célula do músculo;
Feixe ou Fascículo muscular: conjunto de fibras musculares;
Ventre muscular: conjunto de feixes ou fascículos musculares, é a parte ativa dos músculos;
Fáscia muscular: é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo
– Quando envolve a fibra muscular é chamada de endomísio; – Quando envolve o feixe muscular é chamada de perimísio; – Quando envolve o ventre muscular é chamada de epimísio.
Suas “sobras” formam os tendões (apresentados na figura acima).
Tendão: são inervados e vascularizados, possuem a função de anexar o músculo ao osso e transmitir a força muscular gerada pela contração;
Sarcômero: unidade funcional da contração muscular, formado principalmente por actina e miosina;
Estiramentos musculares: lesões das fibras musculares;
Atrofia: diminuição da massa muscular;
Hipertrofia: aumento da massa muscular;
Hiperplasia: aumento do número de fibras musculares;
Tipos de contração muscular:
Existem três tipos de contrações musculares: excêntrica, concêntrica e isométrica. Podemos classificar a contração excêntrica como aquela que retarda ou freia o movimento, enquanto que a concêntrica é aquela que gera o movimento. Já a contração isométrica se define por não gerar movimento, pois não há encurtamento das fibras musculares.

Referências:
Anatomia Humana Básica – Dangelo e Fattini – 2ª Edição
Roteiro Prático e Resumo da Disciplina de Anatomia Humana: Curso de Biologia– Professor Ricardo Ferreira Salles