Áreas do cérebro e suas funções

Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje resolvi trazer um post de uma área que muuuuuito me atraí: neurologia. Obviamente, o conteúdo aqui será muito raso, comparado com o que estudantes de medicina aprendem em suas aulas, mas acho que todo conhecimento é válido né?!


Bom, não é segredo para ninguém o fato de que o cérebro, aliás, o sistema nervoso é o centro de comando do nosso corpo: é a partir dele que as outras funções do nosso corpo funcionam. Por ter essa importância tão grande, temos que o cérebro é dividido em áreas que são especializadas para determinada função e em estruturas que o constituem.


O cérebro apresenta 4 lobos, sendo eles:


Lobo frontal: responsável pelo planejamento de nossas ações e, além disso, nossos pensamentos abstratos;

Lobo occipital: processa os estímulos visuais, "traduzindo" as cores, tamanhos e formas;

Lobo temporal: processa estímulos auditivos;

Lobo parietal: percepção de sensações, representando todas as áreas do corpo, tendo em vista que recebe todos os estímulos obtidos com o contato com o ambiente externo.



Além dos lobos cerebrais, existem algumas estruturas presentes no cérebro com funções muito importantes e que merecem ser destacadas.


A primeira estrutura que falaremos é o cerebelo: também conhecido como "pequeno cérebro", essa estrutura se localiza na parte posterior do nosso cérebro e é responsável por nosso equilíbrio, ativação muscular (nossa postura!) e, até mesmo, regulação de nossas emoções.



Por fim, temos o hipotálamo, localizado quase que no centro (bem no meio) do cérebro, essa estrutura regula nosso ciclo de sono, temperatura corporal, nossa fome e nosso ânimo.




Referência:

Psicologia Online- Partes do cérebro e suas funções

Portal Educação- Funções cerebrais


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo