Atualizado: 14 de jul. de 2020
Os ácidos nucleicos representam todo o material genético dos seres vivos, podendo se apresentar na forma de RNA ou DNA. Fragmentos de DNA formam genes, porções essenciais para controlar a síntese de proteínas e produzir cópias fiéis de si proprio.
O ácido nucleico nada mais é que um polinucleotídeo: uma molécula grande formada por diversos nucleotídeos juntos. Mas afinal, o que são nucleotídeos?
Nucleotídeo (unidade formadora dos ácidos nucleicos) é na molécula formada por um fosfato, uma pentose (que pode ser desoxirribose (no caso do DNA) ou ribose (no caso do RNA)) e uma base nitrogenada.
A única diferença na estrutura da molécula de uma ribose e uma desoxirribose é a ligação de seu carbono 2: enquanto que na desoxirribose ele se liga a um hidrogênio, na ribose ele se liga a uma hidroxila.

Imagem: Pearson Education, Inc
As bases nitrogenadas são: adenina, timina, uracila, citosina e guanina. São classificadas como púricas (adenina e guanina) ou piramídicas (timina, citosina e uracila). A timina é exclusiva do DNA (desoxirribose), enquanto que a uracila é do DNA (ribose).
Referência:
BIOLOGIA | ANGLO – Coleção Ensino Médio 2 (2012)